INTERVALO

Você vive pelo MEDO ou pelo AMOR?

Porque você escreve? Eu escrevo para me conectar com os meus sentimentos, com emoções que afloram e eu nem sei por quê. Recentemente, eu decidi ressuscitar o diário, mas com um motivo diferente daquele que eu encontrei para escrevê-lo na adolescência. Ao ouvir uma entrevista concedida por um poeta brasileiro, o qual admiro muito, Fabrício Carpinejar. Ele falou sobre o dia que sua mãe lhe deu um caderno muito especial. Era “O caderno das emoções”, naqueles papéis Fabrício deveria escrever os seus sentimentos. Sua mãe ao instruí-lo sobre o uso do caderno ainda pontuou: “Essa é a matéria mais importante da sua vida! Mais do que português, matemática…” Quando ouvi isso, fiquei comovida. Logo pensei: nossa quanta sabedoria dessa mãe! De fato, conhecer a nós mesmos e sabermos identificar os nossos sentimentos e porquê nos sentimos assim é muito importante, a tal ponto que determina a nossa vida.

Como já mencionei aqui em outro texto, eu me submeto à psicanálise. Essa modalidade da psicologia se encaixou como uma luva em mim, pois vivo travando diálogos internos e questionando meus pensamentos e emoções. Quando as dúvidas são maiores que as respostas eu pesquiso.

Atualmente, tenho pesquisado sobre vulnerabilidade. Um grande amigo, sabendo da minha dificuldade com o tema, me passou um link do áudio-book de A coragem de ser imperfeito da Brené Brown. Esse livro me ajudou a entender o conceito real da vulnerabilidade. Ao contrário do que eu sempre pensei, não é fraqueza, se trata mais da força que encontramos dentro de nós para sermos quem somos, mesmo que isso signifique ser estranho e estar fora dos padrões.

Durante a minha vida, tive muito medo de ser eu mesma. Desde pequena ouvia coisas negativas ao meu respeito vindo de adultos que eram referência para mim. Coisas como: você é muito ingênua, você acredita em tudo – vê como é fácil lhe enganar? Você tem que ser mais esperta, não confie em ninguém! Pense e saia na frente. O mundo é dos espertos! Pode reparar que as pessoas que me disseram isso, estavam imbuídas de medo e plantaram esta semente em mim desde a infância. Diante a ensinamentos assim, como ser autêntica sem medo de ser engolida pela “esperteza” das outras pessoas? Sim, pus a palavra esperteza com aspas. Porque hoje compreendo que a melhor maneira de viver é sendo sábio (prudente), e ter sabedoria é poder ser livre para ser quem você é. Isso exige coragem e admitir que somos todos vulneráveis. Cada um a sua maneira, segundo a sua realidade.

O antagonismo dentro de nós

De acordo com a psicologia, o ser humano vive sob duas emoções fundamentais: MEDO e AMOR. Quando vivemos pelo medo, negamos a nós mesmos, sentimos raiva, vergonha, damos lugar ao sentimento de abandono e rejeição. Quando vivemos pelo amor, aceitamos melhor quem somos, com as nossas limitações e falhas. O erro não é um motivo de vergonha, admitir não saber lidar com alguma situação ou sentir medo, não é vergonhoso. A Bíblia fala que o verdadeiro amor vem de Deus. “O amor lança fora todo medo… Quem tem medo não foi aperfeiçoado no amor.”(1 João 4:18) Logo, eu concluo que a diferença de viver no AMOR ou no MEDO está em viver com Deus, buscando-O diariamente, porque dele recebemos uma porção de amor para viver todo dia “A cada manhã as suas misericórdias se renovam.” (Lamentações 3:23) O medo nos deixa cegos sobre quem é Deus, porque o medo é a pressão interna dentro de cada um de nós. Aquela voz que “grita” todo dia dizendo quem você deveria ser e não é; o que você poderia fazer e não fez e nunca vai fazer. O medo é o vazio interior que cada um tem, o receio sobre não ser amado, de não ser reconhecido. É o não pertencimento que nos toma diariamente. Sabe por que eu acredito que Deus é amor?

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

O espaço do vazio em nós que falta amor somente Jesus pode preencher e o espaço do vazio onde falta reconhecimento, Deus preenche nos lembrando que fomos feitos “à sua imagem e semelhança” (Gênesis 1:26) e que não pertencemos a este reino, mas ao Reino dos céus. Por isso todos que crerem no sacrifício de Jesus irão viver eternamente com Deus.

Uma mulher com alma de escritora. Jornalista, produtora de conteúdo para web, freelance em comunicação interna e marketing digital.

7 Comentários

  • Fernanda Moreira

    “quem você deveria ser e não é; o que você poderia fazer e não fez e nunca vai fazer”
    O MEDO me impede de ser quem eu realmente sou 🤔

  • vorbelutrioperbir

    Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Many thanks

  • Sydney Goicoechea

    You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really one thing that I believe I might by no means understand. It kind of feels too complicated and extremely broad for me. I’m having a look ahead to your next put up, I will attempt to get the hang of it!

  • smart contract tools token generator

    I have been exploring for a bit for any high-quality articles or weblog posts on this kind of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Studying this information So i am satisfied to show that I have a very excellent uncanny feeling I discovered just what I needed. I such a lot indubitably will make certain to do not fail to remember this web site and give it a glance regularly.

  • Hotel Charme Fonte do Boi

    Hotel Charme Fonte do Boi

    O hotel Charme Fonte do Boi, está localizado no bairro do
    Rio Vermelho o mais Boêmio da cidade com várias praças,
    bares, pub’s e boates. O bairro foi revitalizado, é
    maravilhoso passar um final de tarde na praça Caramuru ou
    no deck próximo a Praia da Paciência para ver um dos mais
    belos pôr do sol de Salvador. O Hotel conta com 12
    apartamentos de diversos tamanhos, o café da manhã é
    servido no terraço das 07:00 às 10:00 horas da manhã.
    Todos os apartamentos possuem banheiro, TV – Frigobar –
    Ar condicionado e a internet Wi-fi é liberada.
    O hotel está Localizado a 25 Km do Aeroporto Internacional
    de Salvador, a 13 Km do Centro Histórico e a 04 Km do
    Farol da Barra. Ao redor do Hotel o bairro é dotado de
    toda infraestrutura que você necessita para seu dia a dia,
    tanto para seu turismo de lazer ou a negócios.
    Entre as comodidades oferecidas pelo Hotel incluem:
    Serviços de traslados, aluguel de carros e um pequeno
    estacionamento rotativo para no máximo 04 veículos, mas
    não garantimos vagas.
    O Hotel fica em uma Ruela dentro da Rua Fonte do Boi,
    logo ao entrar na Rua vá devagar pois a 50 metros você
    deverá entrar nesta pequena Ruela/Transversal. A rua
    Fonte do Boi não tem saída e é muito tranquila e charmosa,
    com bons restaurantes, lojas, grandes hotéis, charutaria e
    mesmo o Hotel não contando com um grande
    estacionamento os veículos podem ficar estacionados na
    rua.