Copywriting

Limpeza de ouvido: como fazer e quando procurar o médico

Limpar os ouvidos da maneira correta preserva por mais tempo a audição

Coceira no ouvido pode ser sinal de falta de limpeza auricular. Sim! Isso ocorre por que a cera ou cerume é produzida naturalmente, ela é uma característica humana que tem a intenção de proteger o ouvido de bactérias, fungos ou outras sujeiras. Desenvolvida dentro do ouvido, em excesso, a cera forma um bloqueio interrompendo a passagem de som do ouvido médio e externo, essa é uma das principais causas e sintomas da perda auditiva. Naturalmente, o corpo libera o cerume excedente pela mastigação ou outros movimentos da mandíbula, mas mesmo assim, é importante fazer uma limpeza correta frequentemente. A higiene cotidiana você mesmo pode fazer em casa, porém em casos específicos, os quais sinta um prejuízo auditivo, procure a limpeza feita pelo otorrinolaringologista. 

A limpeza de ouvido realizada por um profissional

Depois de uma avaliação médica, a limpeza de ouvido pode ser uma opção. Geralmente, quando detectado o acúmulo excessivo de cera, ou no caso de o paciente ter o canal auditivo estreito, o que dificulta a limpeza cotidiana. Assim, quem determina a necessidade da limpeza de ouvido é o médico, essa prática exige uma habilidade específica do otorrino. Porém, não se preocupe! O processo não provoca dor, mas algumas pessoas sentem um desconforto. Há três técnicas de limpeza profissional:

  • Curetagem: o médico usa cureta e ganchos para remover o cerume mecanicamente;
  • Pela aspiração é feita uma sucção para remover os resíduos do ouvido.
  • Lavagem: o processo mais simples, a lavagem costuma ser feita com uma seringa especial, por ela é injetado soro fisiológico morno no canal auditivo.

Conheça a forma correta de limpar o ouvido em casa

Evite cutucar os ouvidos com cotonetes ou qualquer objeto pequeno que possa entrar dentro do canal auricular, por que isso pode danificar o tímpano ou pressionar a cera mais para o fundo do seu ouvido. Limpe apenas a parte externa da orelha com os cotonetes. Para a sua segurança seque cuidadosamente os ouvidos com um pano úmido e quente, ou passe o lenço umedecido. Se sentir o ouvido molhado: incline a cabeça e mantenha a orelha virada para baixo permitindo que a água saia.

Cuidados

Ao nadar use tampões nos ouvidos ou touca apropriada cobrindo as orelhas;

Use protetores de ouvido, quando o ruído estiver muito alto;

Você gosta de ouvir música com fones? Mantenha o volume do som em uma altura que apenas você ouça e evite ouvir som muito alto em ambientes fechados.

Uma mulher com alma de escritora. Jornalista, produtora de conteúdo para web, freelance em comunicação interna e marketing digital.

4 Comentários

  • vorbelutrioperbir

    I haven’t checked in here for a while as I thought it was getting boring, but the last several posts are great quality so I guess I will add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

  • Gustavo Dizer

    Hey! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.