GERAL NA PAUTA

5 coisas que podemos aprender com Sundar Pichai novo CEO da Google

Humildade, fidelidade aos valores, paixão pela leitura e persistência estão incluídos nesta lição

Foto: Google Images

Esta semana a dupla de cofundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin declaram oficialmente a sua renúncia da empresa, deixando sob a responsabilidade de Sundar Pichai. O chefe-executivo da principal empresa do Google, Alphabet, é indiano natural de Madurai, tem 47 anos e é casado. Em entrevistas concedidas aos jornais The Gardian e The New York Times, Pichai contou que sua vida não começou fácil. Ele enfrentou uma infância de miséria, em sua casa não havia aparelhos eletrônicos ou mesmo televisão, para passar o tempo o jovem Sundar Pichai lia muitos livros. (Fonte: Época Negócios)

O que podemos aprender com a história de Sundar Pichai?

1- Mantenha-se fiel aos seus valores

Segundo a entrevista concedida ao The Gardian, a dor do sofrimento com a miséria e o período de seca que Pichai sofreu em sua infância e juventude, o qual o traumatizou, não o afastou de seus valores. Ao declararem o afastamento da Google, Larry e Sergey foram unânimes ao afirmarem, que não confiam em mais ninguém, além de Sundar, para substituí-los. Sundar Pichai conheceu os cofundadores da Google durante a universidade, a partir daí pode construir com eles uma relação de confiança, a qual se mantém até hoje.

2Foque no que você tem e pode fazer

Como já foi mencionado, a infância e juventude de Sundar foram marcadas pela miséria e seca. No entanto, o jovem passava o muito tempo livre que tinha, lendo. Ele afirmou que leu muitos livros. “Mas eu tinha bastante tempo para ler. Lia qualquer coisa que caísse em minhas mãos. Estava processando muito”. Relatou Pichai ao The New York Times.

Hoje com o acesso a internet, temos uma infinidade de opções de leitura, há tantas opções que até ficamos perdidos. Minha dica é: foque apenas naquilo que te interessa mais e leia, aprenda tudo que puder a respeito do assunto. Você não tem tempo ou dinheiro para acessar a internet? Ainda existem no Brasil várias bibliotecas municipais com acesso livre à internet e de graça. Aproveite toda a oportunidade que estiver ao seu alcance para conquistar os seus objetivos.

3Fique sempre bem informado

Já diria o ditado: “Informação nunca é demais.” Será mesmo? Pesquisas recentes afirmam que parte de transtornos de ansiedade acometidos na população, estão relacionados com a enorme quantidade de informação que as pessoas têm disponível hoje pela internet. Entretanto, estar bem informado é receita de sucesso para qualquer profissão, reforçando a dica anterior: busque se informar sobre os assuntos que são do seu interesse. Evite abrir o navegador da internet sem uma razão definida. Defina horários para checar as suas redes sociais e e-mails.

Você sabe em que consiste a inteligência artificial? Aos 47 anos, com formação de engenharia metalúrgica o CEO da Alphabet Sundar Pichai sabe. E, inclusive, é responsável por este departamento na Google.

4- Aprenda a ser e se manter sempre humilde na vida

Segundo o dicionário Michaelis On-line,  humildade é uma palavra que significa: “virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza” e, também, pode ser “demonstração de respeito, de submissão aos seus superiores”. Mesmo sendo amigo de faculdade dos dois cofundadores da Google, Pichai começou sua carreira trabalhando em duas empresas antes de ingressar na Google em 2017. Em entrevista ao The New York Times, ele admitiu, com naturalidade, seu trauma provocado pelo período de seca que passou: “Quando eu era pequeno, enfrentamos um período de seca. Ainda hoje, não consigo dormir sem uma garrafa de água ao lado da minha cama”. Contou em entrevista concedida em 2018.

5- Acredite em seu potencial independente das circunstâncias

Com tudo, o que já foi mencionado sobre a história do CEO da Google, pode-se constatar que cada ser humano tem um enorme potencial. Para conhecermos ele melhor e explorá-lo ao máximo é necessário não se deixar paralisar pelas circunstâncias, seguir em frente fazendo o melhor com o que tem nas mãos, busque sempre informação e conhecimento sobre tudo que almeja, não abandone seus valores internos e valorize a humildade, por que a vida é um conjunto de ciclos que só termina quando a gente morre.

Uma mulher com alma de escritora. Jornalista, produtora de conteúdo para web, freelance em comunicação interna e marketing digital.

3 Comentários

  • Israel Brassard

    Together with everything that seems to be building inside this area, all your opinions are generally fairly refreshing. Having said that, I appologize, but I can not subscribe to your entire theory, all be it exhilarating none the less. It looks to me that your remarks are generally not completely rationalized and in actuality you are yourself not wholly certain of your argument. In any case I did enjoy looking at it.